domingo, 3 de janeiro de 2010

Chapada dos Veadeiros, Paraíso ecológico











Férias ecológicas.... não podia ser diferente, dá vontade de fotografar TUDO!



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, foi criado em 1961 e protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais(Temos ai a famosa buquê de noiva ou vassourinha,a piadinha preferida dos guias: "você usa como buquê no início da festa e depois recebe como presente para varrer a casa..." ,)centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano (e que exigem certo "preparo físico" para serem observadas ).
O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes ( não pode recolher cristais que estão pelo chão mas vez ou outra um acaba pulando no seu bolso, misteriosamente).
Localizado ao Nordeste do Estado de Goiás, no centro da Chapada dos Veadeiros, o Parque está a 260 km de Brasília e a 480 km de Goiânia, com parte nos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso (40%), onde se situa a Vila de São Jorge, local de entrada dos visitantes.

O Vale da Lua é um capítulo a parte. Situado fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista, é um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. O nome Vale da Lua vem da aparência que lembra uma paisagem lunar, com pequenas crateras escavadas pelo atrito da areia levada pela água com as rochas. No final, lá em baixo tem uma prainha da qual ninguém escapa, nem com a temperatura da água tendendo a zero, de dar um mergulho e gritar Banzaaaai! quando consegue-se chegar em baixo da queda d'água nadando contra a correnteza.

Alto Paraíso vale também a visita. Curiosa, parece a capital internacional do Misticismo (só que com ótima culinária e ruas asfaltadas) restaurantes divinos e vegetarianos como o Oca Lila que eu recomendo ( fui lá várias vezes e no final para pegar uma última paçoquinha de caju, para viagem).

O encanto está por toda parte: na paisagem do cerrado, nas cores das flores, nos doces artesanais e comida típica( uma parada no Rancho do Waldomiro é a prova viva disso )no misticismo que envolve todas aquelas formações de cristais, nas construções ovalóides(?) dedicadas à música, enfim, com certeza um local para se conhecer e voltar várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário